




VeÃculos Ligeiros

Até ao inÃcio dos anos 30, o exército britânico foi mecanizando as suas unidades em redor do conceito de divisão blindada, e um dos requisitos para equipar as novas formações era um carro pequeno 4x4 para deveres gerais de ligação e de reconhecimento, confirmado em 1938 por um Gabinete de Guerra britânico a especificação e chamada para os fabricantes. Três protótipos da Morris, BSA e Alvis foram apresentados em agosto de 1938 e deu inÃcio
Daimler Dingo




Tripulação : 4 (Comandante, Atirador, Piloto, Co-Piloto);
Medidas
- Comprimento : 3.18 m;
- Altura : 1.71 m;
- Largura : 1.50 m;
- Peso : 3 tn;
Armamento : 7.7 mm Bren Mg;
Motor : Daimler 2.5 litros a gasolina, de 6 cilindros e 55 cv;
Velocidade : 89 km/h;
Autonomia : 320 km
Total Produzidos : 6626
Especificações
a uma campanha de testes. Os três eram relativamente similares, com um motor traseiro aproximadamente do mesmo tamanho e aspeto, com as quatro rodas suspensas independentes. O protótipo da Morris inicial foi rapidamente eliminado por causa da velocidade insuficiente. O modelo da Alvis (chamado de "Dingo", um cão selvagem australiano) tinha um maior centro de gravidade, tendo assim alguns problemas de estabilidade lateral em curvas fechadas, mas era um rápido todo-terreno.
Após a realização de mais testes e de alterações mecânicas, o modelo da BSA foi escolhido em detrimento do Alvis e foi feita uma primeira encomenda de 172 unidades em maio de 1939 do "Car, Scout, Mark I". Por sua vez, a BSA virou-se para uma das suas empresas, a Daimler, que ficou encarregue do projeto para a produção. Embora a Alvis tenha perdido a competição, o nome do seu protótipo tornou-se popular e ficou "preso" ao modelo. O Daimler Dingo foi um dos melhores carros blindados já produzidos na Grã-Bretanha e teve um papel de intermediário na Segunda Guerra Mundial.