top of page

Tanques

A protótipo IS-122 substituiu o IS-85, e começou a produção em massa como o IS-2. 

 

O modelo de produção principal foi o IS-2, ele foi um pouco mais leve e mais rápido do que os KVs pesados, com mais blindagem frontal e uma torre muito melhorada. O tanque podia transportar blindagem mais espessa do que os KVs, mantendo-se no entanto mais leve, devido ao layout da blindagem.

O IS-2 pesava um pouco menos do que um Panther, foi muito mais leve do que o Tiger e em comparação com os tanques 

IS2

anteriormente referidos tinha uma altura menor.

 

Observadores ocidentais tendem a criticar os tanques soviéticos pela sua falta de acabamento e construção bruto. Os soviéticos responderam justificando-se com a necessidade de acelerar guerra e o tempo de vida no campo de batalha que normalmente era pouco.

 

Os primeiros tanques não tinham metralhadoras anti-aéreas. De acordo com Steven Zaloga, o IS-2 e o Tiger I  podiam abaterem-se uns aos outros em distâncias normais de combate abaixo de 1000 m. A longas distâncias dependia da tripulação, da condição do tanque, factores atmosféricos, entre outros.

 

Mais tarde melhorou o IS-2 (modelo 1944) tinha uma A-19 (a variante D-25T) atualizada na qual carregava mais rapidamente. A parte dianteira do chassi em degraus foi substituída com uma placa única de 120 mm de espessura a fazer um ângulo de 60º.Mais tarde foi introduzida uma metralhadora anti-aérea.

 

Em meados dos anos 1950, os restantes IS-2 tanques (na sua maioria variantes do modelo de 1944) foram atualizados para mantê-los atualizados em compraração com outros tanques, produzindo assim o IS-2M, alguns acessórios introduzidos foram tal como os tanques de combustível externos na traseira (o IS básica 2 tinha estes só nos lados do chassi), caixas de arrumação em ambos os lados do chassi.

 

O IS-2 foi exportado para a China no início de 1950 e foi usado durante a Guerra da Coreia de 1950 a 1953. De acordo com dados de reconhecimento dos EUA, pelo menos quatro companhias de tanques chineses implantados na Coréia teve o tanque IS-2. O IS-2 permaneceu em serviço chinês até o final dos anos 50s.

 

A produção foi interrompida devido a uma escassez de peças de reposição e com o lançamento do projeto Type-59. Alguns IS-2 tanques foram exportados para o Vietname, onde eles lutaram na fase final da Guerra da Indochina de 1946-1954.

 

Especificações

Tripulação : 4 (Condutor, Atirador, Comandante e Operador de Rádio);

 

Medidas

  - Comprimento : 9.90 m;

  - Largura : 3.09 m;

  - Altura : 2.73 m;

  - Peso : 46 tn;

 

Armamento

  - Arma principal :  D25-T 122 mm;

  - Arma secundária : 2 × DT;

 

Blindagem

   - Chassi - Frontal - 90 mm

                  - Lateral - 90 mm 

                  - Traseira - 60 mm

 

   - Torre   - Frontal - 100 mm

                  - Lateral - 90 mm 

                  - Traseira - 90 mm 

 

Motor

  - Motor : 12 cilindos a diesel model V-2 com 600 cv; 

  - Velocidade máxima : 37 km/h;

  - Autonomia : 240 km;

 

Total Produzidos : 3 854

 

 

  • Facebook Classic
Facebook
  • YouTube Classic
Youtube

Máquinas Da II Guerra Mundial, Â© 2014.

Site feito por:  João Albuquerque e Tiago Correia.

Todos os direitos reservados.

 

 

Máquinas Da II Guerra Mundial não é proprietária de todo o conteúdo nem das músicas usadas.

 

bottom of page