




Tanques
KV-1
Os Kliment Voroshilov (KV) foram uma série de tanques pesados ​​soviéticos em homenagem ao comissário defesa Soviética e polÃtico Kliment Voroshilov e usados ​​pelo Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial. A série KV era conhecida pela sua espessa blindagem durante o inÃcio da guerra, especialmente durante o primeiro ano da invasão alemã na União Soviética.
Eles estavam quase completamente imunes




Tripulação : 4 (Condutor, Atirador, Comandante e Operador de Rádio);
Medidas
- Comprimento : 6.75 m;
- Largura : 3.32 m;
- Altura : 2.71 m;
- Peso : 45 tn;
Armamento e Armadura
- Arma principal : 76.2 mm M1941 ZiS-5;
- Arma secundária : 3x ou 4x DT metralhadora;
- Armadura : 90 mm;
Motor
- Motor : Gaz modelo V-2 de 12 cilindros a gasóleo, 600 Cavalos;
- Velocidade : 35 km/h​;
- Alcance : 335 km;
Total Produzidos : 5219
Especificações
à s armas 37 mm KwK 36 de cano curto e 75 mm KwK 37, montadas sobre os tanques Panzer III e Panzer IV respectivamente no inÃcio da invasão. A única maneira de os alemães derrotarem um KV era com um tiro à queima-roupa atrás.
Antes da Operação Barbarossa (a invasão alemã na União Soviética), cerca de 500 dos mais de 22.000 tanques em serviço soviético eram do tipo KV-1. Quando apareceu o KV-1, ele superou o francês Char B1, o único outro tanque pesado em serviço operacional no mundo naquela época. No entanto, no final descobriu-se que não fazia muito sentido produzir-se os tanques KV pois eram caros. Como o T-34, tinha um bom desempenho em todos os aspectos práticos. Mais tarde, a série KV serviu de base para o desenvolvimento da série de tanques IS (IS - Joseph Stalin).
