




Tanques

Este foi, de longe, o monstro mais gigantesco que alguma vez foi feito para campo de batalha. Na linha das árvores Panzer, o seu número iria ser VIII.
O Maus não foi uma escepção à tendendencia alemã de fazer tanques maiores e maiores, como por exemplo, o anti-tanque mais pesado em serviço durante a Segunda Guerra Mundial, o Jagdtiger, baseado no chassis Königstiger.
Panzerkampfwagen VII Maus

O primeiro protótipo V1, oficialmente Sd.Kfz. 205, foi a primeira apelidado de "Mammut", mas posteriormente passou a ser "Mäuschen" (ratinho), e, em seguida, simplesmente "Maus". O projeto principal foi baseado em torno da impressionante arma KwK 44 L / 55 Kanone 128 milÃmetros, que também foi utilizada pelo anti-tanque Jagdtiger. Com um peso enorme de 100 toneladas,o que fez que as lagartas e a potência do motor fosse ajustadas especialmente. Foi montado um motor diesel, juntamente com um enorme gerador eléctrico, que teve um terço do comprimento total do chaci, fazendo com que a torre ficasse situada na traseira.
A Porsche insistiu para testar seu projeto de uma transmissão totalmente elétrica. Consequentemente, o motorista estava completamente isolado na frente.As lagartas eram anormalmente grande, um metro e dez centÃmetros de largura, e extremamente grossas, no entanto foram baseadas no modelo Henschel usual de um "contact shoe and connector link",, utilizado anteriormente no King Tiger.
-
O nascimento do Monstro
-
O Projeto
Devido ao tamanho das lagartas e e chassi relativamente estreito para tais dimensões, e como o sistema de propulsão ocupava tanto espaço, o Maus era muito apertado.
A arma de128 mm foi acoplado com uma metralhadora de 75 mm . A blindagem era tambem extremamente grossa, variando de 180 mm nas laterais e 250 mm a trás e na parte frontal da torre. Mais tarde, foi decidido aumentar a proteção da parte superior da torre para 220 mm, a fim de lidar com ataques russos Il-2 Sturmovik.
-
Prototipos V1 e V2
A1 de Maio de 1943 foi a presentado a Hitler e a sua equipa o prototipo. O ditador alemão não ficou impressionado com a arma 128 mm, ordenando uma arma 150 mm no seu lugar. No entanto, a primeira encomenda de 150 veÃculos foi com a versão de 128 mm.
A produção foi prevista para começar no outono de 1943, com a parceria de Kruppe e Alkett para a montagem final. O peso final foi estimado em cerca de 188 toneladas, mas Hitler insistiu que tinha de ser 200. A falta de uma metralhadora de curto alcance fez Heinz Guderian recusar o tanque, pois não era um anti-tanque, e teriam de auxiliar a infantaria .
No entanto, como o progresso da guerra, Hitler cancelou abruptamente a ordem de produção de outubro de 1943 e cancelado para projetar em novembro. Apesar do revés, a Porsche se esforçou para ter o primeiro protótipo pronto em dezembro em Alkett.
Os testes começaram imediatamente. Em junho de 1944, uma torre real estava pronta e foi montada no chassi.
Como os testes progrediram, dois problemas principais tornaram-se evidentes. A primeira foi a de que a relação potência-peso era tão pobre, que os 20 km/h de velocidade máxima não foram alcançados.
O Maus mal podia chegar a 13 km/h em condições ideais. Além disso, a suspensão teve de ser reformulada.
O outro grande problema era de natureza tática. Cruzando qualquer ponte era impossÃvel.
-
Destino
O segundo protótipo, o V2, estava pronto março 1944 e também começou testes. Mais tarde, foi equipado com a primeira torre Krupp e com o armamento previsto, incluindo uma arma MG 34 ideal para a defesa anti-aérea, um Daimler-Benz MB 517 motor diesel, novo motor elétrico, lagartas novas e Skoda Sistema de Suspensão.
Krupp começou logo a construção de mais quatro chacis, no entanto recebeu a ordem de cancelamento em agosto. Na verdade, os dois protótipos foram testados, no entanto, foi capturado em Kummersdorf, perto Böblingen, pelas forças soviéticas. Algumas histórias foram contadas à cerca protótipo, para amedrontar as forças enimigas que avançavam, mas provou-se falsa. Logo depois, o comando soviético ordenou a torre V2 para ser montado em V1, e o tanque foi testado novamente na Alemanha, levado para a URSS para testes adicionais próximos Kubinka, em 1946. Ele agora é exibido no museu Kubinka.




Especificações
Tripulação : 6 (Condutor, 2xAtirador, Comandante e 2xCarregador);
Medidas
– Comprimento : 10.1m (Com arma);
– Altura : 3.67 m;
– Largura : 3.63 m;
– Peso de Combate : 188 tn;
Armamento
– Arma principal : 128 mm KwK 44 L/55;
– Arma Secundaria : 1 x 7.92 mm MG-34;
Blindagem
- Chassi - Frontal - 200mm
- Lateral - 185 mm
- Traseira - 160 mm
- Torre - Frontal - 240mm
- Lateral - 210 mm
- Traseira - 210 mm
Motor
– Motor :
- Daimler-Benz MB509 gasoline V12, 1080 hp (V1);
- Daimler-Benz MB517 Diesel 12 cyl, 1200 hp (V2)
– Velocidade Máxima prevista : 20 km/h;
– Velocidade Máxima efetiva : 12 km/h;
– Autonomia : 120 km;
Total Produzidos : 2 prototipos em 1944