




Navios / Submarinos
U-boat VII-C
Os U-boats – ou “unterseeboots”, palavra alemã para “barcos subaquáticos” – foram uma série de submarinos usados nas duas guerras mundiais. Eram famosos pela sua capacidade de atacar furtivamente embarcações dos Aliados, em esquadras brutalmente eficientes para infligir o máximo de danos possíveis.
Um dos mais notáveis destes U-boats de nova geração foi o VII-C – o submarino mais avançado jamais construído, sendo a espinha dorsal da frota submarina alemã.

Os U-boats eram famosos por marcarem alvos em grupos chamados “matilhas”, que atacavam o inimigo como uma unidade letal, muito ao estilo dos animais.

Os U-boats foram muito usados na Batalha do Atlântico, uma campanha para controlar rotas de abastecimento da América que durou toda a II Guerra.

Durante a II Guerra Mundial, cerca de 3 mil navios Aliados terão sido afundados pelos U-boats. Na imagem, o poder dos torpedos dos U-Boats.

Os U-boats eram famosos por marcarem alvos em grupos chamados “matilhas”, que atacavam o inimigo como uma unidade letal, muito ao estilo dos animais.

Tripulação: 44
Medidas
– Comprimento : 67.3 m;
– Casco : 6.2 m;
– Largura : 4.8 m;
– Profundidade máxima : 250 m;
– Peso : 761 tn;
Armadura e Armamento
– Arma principal:
14 torperdos (Frontais)
4 torpedos (Traseiros)
– Arma Secundaria:
1 x canhão 88 mm;
1 x metralhadora 20 mm;
– Minas: 26 TMA ou 39 TMB;
Motor
– Motor: 320 cv;
– Velocidade:
Submerso - 13.5 Km/h;
Emerso - 30.5 Km/h;
– Autonomia:
Submerso - 141.9 km;
Emerso - 15 739 km;
Produzidos : 91
Especificações
Em contraste com a imponente frota alemã, a dos Aliados era inferior em número e, no geral, em tecnologia. É interessante que os registos indiquem que foram afundados mais U-boats por navios Aliados do que o contrário, contudo muitas destas estatísticas não nos dão um retrato fiel da influência global que os U-boats tiveram durante a II Guerra Mundial, uma vez que a sua finalidade principal era a guerra económica (como cortar linhas de abastecimento).